Please reload

Posts Recentes

Quinto encontro do Qualificaves será durante a 7ª STA

August 8, 2018

Comparativo de linhagens será o tema do evento, no próximo dia 16, durante a Feira da Coopeavi: 7ª Semana Tecnológica do Agronegócio, em Santa Teresa, ES

O quinto encontro do Programa de Anual de Capacitação de Avicultores (Qualificaves Postura Comercial 2018) será realizado no próximo dia 16, durante a 7ª Semana Tecnológica do Agronegócio (7ª Feira Coopeavi), no Parque de Exposições de Santa Teresa, região serrana do Espírito Santo. O médico veterinário da Cooperativa Agropecuária Centro Serrana, Tarcísio Simões, vai abordar o tema “Comparativo de linhagens” com a presença dos avicultores capixabas.

O encontro tem parceria com a Associação dos Avicultores do Espírito Santo (Aves) e vai acontecer às 19h, no auditório da STA. Na palestra, Simões vai comparar algumas linhagens de galinhas usadas em Santa Maria de Jetibá para a produção de ovos, apontando vantagens e desvantagens, principalmente referentes ao retorno financeiro para o avicultor.

Um estudo interno da Coopeavi levantou os pontos positivos e negativos das linhagens de poedeiras atualmente presentes nas granjas locais em termos de rentabilidade. Além da Hy-line w36, mais predominante, as linhagens Bovans, Dekalb, Lohmann, Hy-line w80 e Hissex promoveram uma reviravolta ao serem introduzidas nos plantéis do segundo município maior produtor de ovos do Brasil.

Segundo o veterinário, através de informações mais detalhadas o produtor poderá fazer sua opção. Os cálculos do comparativo foram realizados semanalmente para os dados serem os mais reais possíveis. “Algumas linhagens são mais rústicas e mais resistentes a doenças, outras produzem ovos maiores mais cedo ou cascas mais resistentes ou mais finas. Nosso cálculo avalia até quanto a ave excreta e vai gerar de receita para o avicultor com a venda do esterco”, afirma Simões.

Esclarecendo todas as dúvidas neste quinto encontro do Qualificaves, o objetivo é garantir aos avicultores um retorno maior a partir de investimentos mais precisos. “A galinha tem ciclo longo, de um ano e meio a dois anos, por isso o avicultor tem que decidir certo pela melhor linhagem e eliminar as dúvidas sobre o que é mais lucrativo para os negócios. Vamos procurar ser imparciais e deixar a critério dos produtores o que compensará mais no seu bolso”, finaliza Tarcísio Simões.

Please reload

Arquivo
NOTÍCIAS
EM DESTAQUE

Veterinário faz comparativo de linhagens na avicultura de postura

August 23, 2018

1/5
Please reload

TODAS
AS NOTÍCIAS