Please reload

Posts Recentes

Coopeavi divulga programação de palestras da 7ª STA

August 8, 2018

Semana Tecnológica do Agronegócio (7ª Feira Coopeavi) será realizada de 15 a 18 deste mês, em Santa Teresa. Ao todo são 16 palestras para os cooperados

A 7ª Semana Tecnológica do Agronegócio (7ª Feira Coopeavi), de 15 a 18 deste mês, no Parque de Exposições de Santa Teresa, é o momento para os mais de 12 mil associados à Cooperativa Agropecuária Centro Serrana se atualizarem sobre o mercado agro nos segmentos de cafeicultura, avicultura e horticultura. A programação contará com 16 palestras técnicas com temas diversos.

Logo na abertura, às 19h, o gerente executivo de marketing da cooperativa, Daniel Piazzini, comandará o debate “Agronegócio: um mercado de oportunidades”. A exemplo do ano passado, o encontro é voltado especificamente para estudantes de níveis técnicos e superior. As inscrições continuam no site www.sta.coop.br.

Piazzini voltará a falar com o público na quinta-feira (16), às 10h. Desta vez, o tema será “Agronegócio (Projeto Nosso Futuro Agro)”. O profissional abordará a experiência da Coopeavi com o programa de educação continuada envolvendo 160 estudantes da 6ª série ao 3º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Fazenda Emílio Schroeder, de Alto Santa Maria, zona rural de Santa Maria de Jetibá.

Às 13h, o assunto será “Tecnologia de aplicação”. Em seguida, às 14h, será a vez do especialista Rudson Franz Rudio abordar “Produtor Rural: o caminho entre a informalidade e a legalidade”. Também na pauta de debates da quinta, às 15h haverá palestra sobre “Segurança no trabalho e boas práticas agrícolas”, com Simone Selma e, às 19h, acontecerá o quinto encontro do Qualificaves com o tema “Comparativo de linhagens”, com o veterinário da Coopeavi, Tarcísio Simões.

“Vamos comparar algumas linhagens de galinha usadas em Santa Maria para a produção de ovos, apontando vantagens e desvantagens, principalmente no que diz respeito ao retorno financeiro ao cooperado”, adianta Simões.

 

Cafeicultura em foco

Temas relacionados à produção de cafés estarão em evidência na programação de sexta-feira (17), que começa às 9h com a palestra “Mercado de fertilizantes e nutrição do cafeeiro”, com Vladimir Silvano. Na sequência, às 10h, o mestre em ciências da agricultura e consultor para temas de agricultura intensiva Luiz Dimenstein falará sobre manejo de fertirrigação.

De olho na terceira e quarta onda da cafeicultura, a Coopeavi reservou a parte da tarde para mais assuntos focados no setor. Às 13h, Leandro Paiva abordará o tema “Qualidade do café: a fermentação pode transformar o sabor do seu café”. Logo após, às 15h, o tema será o “uso de substâncias húmicas e eficiência da adubação nitrogenada na agricultura”. Já às 16h, o tema será a “Redução da mão de obra com manejo eficiente de plantas daninhas no café”, com o agrônomo Bruno Marques. Para encerrar o terceiro dia do evento, às 19h, o gerente do Negócio Café da Coopeavi, Giliarde Cardoso, e o engenheiro agrônomo da IBS, Claudio Ushiwata, comandarão a palestra “Certificação Fairtrade: agregando valor à cafeicultura”.

O sábado (18) abrirá com a palestra “Crédito Rural” (Cresol), às 9h. Das 10h às 11h30, a fundadora e diretora executiva da Kato Consultoria e Treinamento, Roberta Cristóvão vai ministrar o debate “Empreendedorismo Feminino”. Com 15 anos de experiência na área de gestão de pessoas, administração em posição de liderança e consultoria interna e externa, atuando em empresas de grande porte nacionais e multinacionais, a palestrante promete conscientizar cooperadas e mulheres e filhas de cooperados sobre a importância da participação feminina nos negócios.

Encerrando a programação de palestras da 7ª Feira Coopeavi, às 13h o assunto será “Novos rumos da pecuária”, com Vicente Nogueira Netto. Ele é mestre em economia rural, atual presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Cotrial), coordenador da Comissão de Leite das Cooperativas Brasileiras e sócio-diretor da Empresa Tropical Genética Comércio de Embriões, de Uberlândia (MG). Já às 14h, o doutor Waylson Quartezani apresentará o resultado da pesquisa do uso de partículas manométricas na cultura do café.

Please reload

Arquivo
NOTÍCIAS
EM DESTAQUE

Veterinário faz comparativo de linhagens na avicultura de postura

August 23, 2018

1/5
Please reload

TODAS
AS NOTÍCIAS