Please reload

Posts Recentes

O cuidado com a água começa em casa

August 17, 2016

A água é um dos temas mais desafiadores para quem vive no campo, e foi este o assunto central da primeira palestra da Semana Tecnológica do Agronegócio. Formas de usá-la sustentavelmente e apresentação de novos produtos no mercado que viabilizam o tratamento sanitário nas residências rurais foram os principais assuntos abordados na palestra “O cuidado com a água começa em sua casa”.

 

No Brasil, mais de 90% dos esgotos domésticos e cerca de 70% dos esgotos industriais não tratados são jogados em rios. No Espírito Santo, com a falta de água no campo, soluções e tecnologias são uma necessidade real dos produtores rurais.

 

Uma novidade do mercado apresentada na palestra, por exemplo, foi o biodigestor lançado pela Fortlev, que além de substituir os fossos artesanais que concentram resíduos domésticos durante todo o ano, não transfere a poluição para o lençol freático.

 

“Esse biodigestor é uma estação de tratamento de efluente doméstico. Esse equipamento trata os resíduos e reduz a quantidade de matéria orgânica que seria lançada em rios. Além disso, nos tradicionais fossos há a necessidade de contratar um caminhão limpa fossa, que geraria gastos, enquanto no biodigestor o próprio morador pode fazer essa limpeza. Além disso, parte da água do equipamento pode ser reutilizada em plantações como café”, explicou a engenheira.

 

Entre os presentes na palestra estavam os produtores de café e inhame de Itarana Lindomar Garbrecht, 32 anos e sua esposa Evelina Haase Garbrecht, 28, que estão preocupados com a seca dos últimos três anos e buscam alternativas eficientes para contornar a falta de água.

Lindomar e sua esposa Evelina na STA em busca de alternativas eficientes para contornar a falta de água.

 

“Certamente hoje no campo a maior preocupação é a água. Se chove, fica tudo bem, mas nos últimos três anos a seca vem pegando a gente e eu e minha esposa viemos aqui nessa palestra para saber um pouco mais sobres essas tecnologias do mercado e ficar por dentro do que podemos fazer para manter uma boa quantidade de água em nosso terreno”, afirmou Lindomar.  

Please reload

Arquivo
NOTÍCIAS
EM DESTAQUE

Veterinário faz comparativo de linhagens na avicultura de postura

August 23, 2018

1/5
Please reload

TODAS
AS NOTÍCIAS