Please reload

Posts Recentes

Concurso elege o melhor ovo no ES durante a #STA2015

August 20, 2015

Primeiro Concurso de Qualidade de Ovos no Espírito Santo foi realizado durante a IV Semana Tecnológica do Agronegócio

 

Uma das novidades da Semana Tecnológica do Agronegócio deste ano foi a avaliação para identificar o melhor ovo produzido entre os cooperados da Coopeavi. Essa foi a primeira iniciativa do gênero no Espírito Santo. Em âmbito nacional, a referência é o Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos (SP), único no país até então.

Foram distribuídos R$3.500 e certificados para os três primeiros colocados. Os ovos recolhidos nas granjas dos avicultores no dia 13 de agosto, foram analisados no último dia do evento. Quatro itens foram avaliados: resistência da casca, espessura da casca, unidade Haugh e a cor da gema.

 “A qualidade de ovo é uma percepção que varia de acordo com o agente da cadeia produtiva de ovo. Como o nosso público-alvo (Coopeavi) é o consumidor final, a qualidade de ovos está muito relacionada à uma boa qualidade de casca, como limpeza e integridade, e também a qualidade interna, onde se tem uma boa pigmentação de gema e limpeza da clara. Tudo isso envolve à qualidade do ovo”, afirma Anderson Lima, da AllTech do Brasil, que ministrou a palestra sobre qualidade na produção de ovos durante a IV STA.

Por isso, a resistência e a espessura da casca tiveram peso maior na avaliação, 70% da nota final. A Unidade Haugh e a cor da gema completaram os itens avaliados no Concurso. Os vencedores tiveram seus nomes revelados no fim da tarde do dia 15 de agosto. Edvan Kruger, Marciano Lemke e Valdir Kosanke foram os três avicultores premiados, respectivamente, em primeiro, segundo e terceiro lugar.

“Esse é o primeiro Concurso que realizamos entre nossos cooperados, estimulando a obtenção de uma qualidade maior dos ovos que irão para a mesa do consumidor final”, enfatiza Luís Carlos Brandt, gerente executivo de Produção da Coopeavi.

A comissão avaliadora, formada por profissionais da Coopeavi, Associação dos Avicultores do Espírito Santo e a Hy-Line do Brasil, contou com o auxílio da DET 6000, tecnologia japonesa, adquirida pela cooperativa no último ano por meio de uma parceria com a AllTech do Brasil.

Semana Tecnológica do Agronegócio

O maior evento de capacitação e negócios

 

do cooperativismo capixaba cresceu ainda mais. Em quatro dias a feira recebeu mais de 5 mil produtores rurais e movimentou cerca de R$23 milhões. Além dos negócios os participantes da IV Semana Tecnológica do Agronegócio (STA) tiveram a oportunidade de acompanharem palestras técnicas sobre diversos temas ligados ao agronegócio, com palestrantes nacionais e internacionais. O evento aconteceu durante os dias 12 a 15 de agosto, na cidade de Santa Teresa, região Serrana do Espírito Santo (ES).

Please reload

Arquivo
NOTÍCIAS
EM DESTAQUE

Veterinário faz comparativo de linhagens na avicultura de postura

August 23, 2018

1/5
Please reload

TODAS
AS NOTÍCIAS