Please reload

Posts Recentes

Palestras gratuitas para produtores rurais

July 28, 2015

Temas incluem horticultura, cafeicultura, pecuária leiteira, avicultura de postura, entre outros

O maior evento de capacitação e negócios do cooperativismo capixaba, IV Semana Tecnológica do Agronegócio, oferecerá aos visitantes uma ampla programação de palestras gratuitas, com temas como pecuária, avicultura, cafeicultura, horticultura e claro, tecnologia no campo para aumentar a produtividade e a qualidade da produção. A feira acontecerá durante os dias 12 a 15 de agosto no Parque de Exposições, em Santa Teresa-ES, e receberá especialistas de diversas partes do Brasil e até de outros países da América Central.

Serão dois auditórios, com capacidade de 200 pessoas cada, exclusivos para palestras, onde 25 especialistas debaterão junto com os produtores diversos assuntos relacionados ao agronegócio, durante os quatro dias do evento.

 

O pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Ademir de Moraes Ferreira, abrirá série de palestras e apresentará sobre o manejo reprodutivo do rebanho leiteiro. Ele, que é mestre em medicina veterinária e doutor em zootecnia, mostrará aos produtores presentes que é possível ganhar dinheiro com o gado leiteiro com o controle de qualidade reprodutivo. No mesmo dia, o especialista Marcus Magalhães, descontruirá o mercado de café passando para os cafeicultores uma visão mais simples de como acontece a construção dos preços e a volatilidade mercadológica.

 

A questão climatológica tem sido um assunto cada vez mais presente no âmbito rural, principalmente devido as mudanças bruscas percebidas nos últimos anos. A irrigação é uma solução em momentos e em regiões com menor disponibilidade hídrica, mas o mau uso da água é um problema. Uma saída é tecnologia das caixas secas nas propriedades e métodos de irrigação mais econômicos, como o gotejamento e o micro spray. O meteorologista, professor e pesquisador da Universidade Federal de Alagoas, PhD em Meteorologia e pós-doutor em Hidrologia de Florestas, Luiz Carlos Molion, será a grande atração do segundo dia do evento, trazendo uma visão diferente sobre as mudanças climáticas: evidências e divergências.

 

Mesmo diante de tantos desafios enfrentados pelo agronegócio, uma certeza é incontestável: o agronegócio é o Brasil que dá certo. Por isso, nesse momento conturbado da economia nacional, um dos principais pesquisadores sobre o assunto, o doutor José Luiz Tejon, estará na IV Semana Tecnológica do Agronegócio explicando o motivo desse sucesso e os desafios que a agropecuária enfrentará nos próximos anos para continuar crescendo.

 

Outro foco da desse ano é o público feminino, como em alguns sítios elas são responsáveis pela qualidade, a programação foi moldada para fomentar a inclusão das mulheres nas gestões das propriedades. Durante toda a programação haverá espaços dedicados, exclusivamente, para as mulheres. No último dia do evento, o workshop de café para mulheres promete resultados surpreendentes, já que além das produtoras locais, o momento contará com a presença costarriquenha Wendy Barboza, especialista em comercialização da cooperativa CoopeTarrazú, que falará sobre a qualidade da bebida preferida dos brasileiros.

 

Ela também estará junto com cafeicultor Emílio Lopez Diaz, produtor referência em qualidade em El Salvador, e Carlos Brando, membro fundador do Museu do Café e da Associação de Cafés de Qualidade da África, no I Painel Internacional sobre Café no Espírito Santo, que discutirá sobre o mercado de café e os desafios de trabalhar em conjunto com cooperativas ou como empreendedor e a influência das certificações de qualidade no mercado cafeeiro nacional e internacional.

 

Além das palestras gratuitas, a IV Semana Tecnológica do Agronegócio terá condições especiais para os produtores adquirirem seus insumos e implementos agropecuários. A quarta edição da Semana Tecnológica do Agronegócio, acontecerá nos dias 12 a 15 de agosto. O evento é aberto para cooperados da Coopeavi e seus familiares, além de convidados. 

 

Please reload

Arquivo
NOTÍCIAS
EM DESTAQUE

Veterinário faz comparativo de linhagens na avicultura de postura

August 23, 2018

1/5
Please reload

TODAS
AS NOTÍCIAS